quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A R T E - 60 imagens de orcs

"Orc ou Ork (termo vindo do latim Orcus, um dos títulos de Plutão, o senhor do mundo dos mortos), aparece nas línguas germânicas e nos contos de fantasia medieval como uma criatura deformada e forte, que combate contra as forças "do bem". Este conceito foi popularizado no romance de Tolkien, O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e virou recorrente em jogos de RPG de mesa ou RPG eletrônico, como D&D, World of Warcraft, Lineage II, Tibia, Grand Chase, The Lord of the Rings Online e Ragnarok Online, no entando, não aparecem como criaturas maléficas em The Elder Scrolls V: Skyrim, sendo, nesse, uma raça semelhante aos homens.
Seus primeiro dicionários de élfico incluíam a entrada de "Ork (orq-), monstro, ogro, demônio" na frase "orqindi ogresse". Tolkien algumas vezes também usava o plural orqui em seus primeiros escritos.
No Hobbit o escritor usava a palavra "goblin" ao invés de "orc" para descrever o mesmo tipo de criatura. Mais tarde Tolkien manifestaria o desejo da mudança de "orc" para "ork" no Silmarillion, mas o único local onde ela foi efetivamente feita foi no livro As Aventuras de Tom Bombadil, no poema Bombadil Goes Boating ("I'll call the orks on you: that'll send you running!"). Na versão póstuma do Silmarillion, a ortografia de "orc" foi mantida.
As explicações de Tolkien sobre as origens da palavra real são as seguintes:
  • "A palavra é derivada do Antigo Inglês orc 'demônio', mas a usei só por ser adequada foneticamente" (The Letters of J.R.R. Tolkien, #144, 25 de Abril de 1954.)
  • "Eu peguei originalmente a palavra do Antigo Inglês orc (Beowulf 112 orc-neas; orc = þyrs ('ogre'), heldeofol ('demônio do inferno'). Isso supostamente não deveria ter ligação com inglês moderno orc, ork, um nome usado em várias criaturas marinhas da ordem dos golfinhos." (Nomenclature of The Lord of the Rings)
  • "A palavra usada na tradução do Quenya urko, Sindarin orch é Orc. Mas isso é pela similaridade da palavra do antigo inglês orc, "espírito mal ou fantasma" com as palavras élficas. Possivelmente não há ligação entre elas. A palavra do inglês é genericamente atribuída a ser derivada do latim Orcus." (The War of the Jewels, p. 391.). Este texto deve ser entendido no contexto em que Tolkien se apresenta como o tradutor para o inglês moderno do Livro Vermelho dos hobbits, conforme a introdução de O Senhor dos Anéis."
 Fonte: Wikipedia

Trago aqui 60 imagens sobre esses seres que cercam o imaginário de várias pessoas ao redor do mundo.

Vídeo - Banda de hardcore/metal/alternativo
TAKE A SHOWER WITH ME - E se propaga a propaganda





A R T E - Emmanuel Viola

Grande ilustrador italiano, com uma arte cartunesca e numa pegada pin-up, com bastante cores e belos detalhes, brincando com personagens famosos uma grande arte.
Mais trabalhos em sua página, https://www.behance.net/evviart.





R E S I S T A - Marchar só pela maconha é um "desserviço"?

Carta na mesa Marchar pela maconha é um “desserviço”?

“Me contem, me contem aonde eles se escondem?
atrás de leis que não favorecem vocês
então por que não resolvem de uma vez:
ponham as cartas na mesa e discutam essas leis” Planet Hemp

A seção Cartas na mesa é composta por opiniões de leitores e membros do DAR acerca das drogas, de seus efeitos político-sociais e de sua proibição, e também de suas experiências pessoais e relatos sobre a forma com que se relacionam com elas. Vale tudo, em qualquer formato e tamanho, desde que você não esteja aqui para reforçar o proibicionismo! Caso queira ter seu desabafo desentorpecido publicado, envie seu texto para coletivodar@gmail.com  e ponha as cartas na mesa para falar sobre drogas com o enfoque que quiser.
Na edição dessa semana, nosso jornalista e historiador Júlio, do DAR, comenta e rebate uma crítica que a Marcha  da Maconha recebeu recentemente em um debate: a de representar um “desserviço” para o combate à guerra às drogas.

Marchar só pela maconha é um “desserviço”?

Por Júlio Delmanto

Tem uma tirinha do Calvin em que ele é empurrado, ou xingado, não lembro, no corredor da escola pelo valentão Moe – aquele que “tem seis anos e já faz a barba” – e que termina com o melhor amigo do Haroldo reclamando algo como: “e o pior é que sei que vou pensar numa ótima resposta pra isso hoje à noite”. Tentei achar o quadrinho mas não encontrei no Google – na busca, amigos mais intelectualmente torneados me apontaram que pra essa sensação tem até expressão em francês e pá: L’esprit de l’escalier, o espírito da escada.

V Í D E O - Mais uma dia normal na Rússia

  


O cara não sabe se estava muito louco, sonhando ou se só estava na Rússia mesmo.

M Ú S I C A - 7 Grandes Bandas de Post-Hardcore

"O post-hardcore, como um gênero musical, é marcado pelos seus ritmos precisos e bases de guitarra altas acompanhadas por performances vocais que são frequentemente cantadas sussurradas ou gritadas. O gênero desenvolveu um equilíbrio único entre dissonância e melodia, em parte dividindo a característica alta e rápida do hardcore em algo mais uniforme, com estruturas de tensão sutis e mais solto. Ele divide com suas raízes do hardcore uma consciência intensa e social, e assim como a ética punk DIY." 
Fonte: Wikipedia 

Trago aqui 7 bandas de Post-Hardcore, um dos melhores estilos musicais pra mim já criados, sua imprevisibilidade, agressividade e melodia encantam a milhões de pessoas no mundo e não a toa, a qualidade musical das bandas do estilo, sempre priorizando a musica e autenticidade sem perderem as raízes do punk-hardcore, fazem de estilo único. Aqui são 7 bandas que pra mim são as que melhores representam o estilo, logicamente como já disse aqui algumas vezes, música é sempre uma experiência individual, onde cada um curte algo diferente e acha pior ou melhor determinado som, essa lista é do que eu mais gosto, sem rankings ou essas besteiras de classificação que nosso sistema adora impor, mais para separar do que para agregar, competições onde só deveria existir respeito.

1 - POISON THE WELL




Banda formada em 1997, sempre inovadora, influenciou diversas bandas do hardcore-metal recente, um dos precursores do metalcore, em seus dois primeiros álbuns, possuíam diversos elementos que as bandas usariam a exaustão ate os dias atuais, sempre souberam se reconstruir e nos trouxeram álbuns fenomenais, explorando todas as vertentes do punk-hardcore, com muito experimentalismo e agressividade.


A R T E - Michelle Harvey

Grande artista inglesa, com um trabalho sombrio e surreal, sua arte impressiona pela grande técnica e criatividade.
Mais trabalhos seus em sua página, http://wolfskulljack.deviantart.com/.





V Í D E O - South Park - Triquenta

  

Monstros sempre precisando de dinheiro.

V Í D E O - Techno Viking

  

A lenda.

Que pássaro é esse?