terça-feira, 26 de agosto de 2014

R E S I S T A - A farsa eleitoral

 
As eleições possuem um efeito centralizador, as ações políticas passam a ser feitas para a populução pelos seus representantes, deixando ao povo apenas o papel de apoiador passivo. Representantes que vem de partidos, que são controlados por líderes não pertencentes a classe trabalhadora, fazendo com que os trabalhadores substituam a autogestão da luta social por esses partidos.

O Estado burguês foi criado para cumprir um regime de minoria, onde sua estrutura, de cima para baixo garante a submissão da população e a proteção da burguesia (latifundiários, banqueiros, corporações, grandes empresários, mídia, etc.), que possuem interesses completamente diferentes. Esta reprodução política é facilmente observada, quando vemos o descaso com os serviços públicos primordiais, como educação, saúde, saneamento básico, segurança, enquanto isso boa parte dos recursos públicos vão para a iniciativa privada, como por exemplo, o pagamento da dívida pública aos bancos nacionais que consome quase metade do PIB brasileiro.



O voto vem apenas como forma de diminuir a resistência do povo contra as injustiças do capitalismo e da classe burguesa, dando a impressão para a população de que possui influencia nas decisões políticas, achando que partido X ou Y, irá praticar políticas muito diferentes, voltadas a melhoria da vida da população, porem como o sistema é burguês, suas praticas sempre serão voltadas ao enriquecimento do grande capital.

É importante promover constantemente uma resistência na sociedade que sujeite o Estado a pressões de fora para dentro, através da ação direta, com a pressão popular constante, como fazem os movimentos sociais, e formas educacionais que libertem e ajudem as pessoas a entenderem e praticarem política, sabendo diferenciá-la da política partidária.

O não voto tem um importante efeito educativo para mostrar que Estado não é neutro, mas que serve para proteger a classe dominante, e que mudanças significativas só vem através da luta, com o controle do proletariado dos meios de produção e da educação emancipadora, ou seja de cima pra baixo através da ação direta.

Por isso não vote, organize-se e lute.

Nenhum comentário:

Que pássaro é esse?