sábado, 30 de março de 2013

A R T I G O - Comunicação é tudo



Você já deve ter vivenciado alguma situação em que ficou em uma “saia justa” porque não conseguiu comunicar-se de forma adequada e daí perdeu alguma oportunidade e às vezes até gerou outras adversidades. Pois isto é mais freqüente que se pensa, e principalmente quando se está na mira de uma entrevista de emprego ou mesmo de negócios. A seguir apresentarei algumas sugestões para minimizar estas situações.
Na realidade quem se expressa bem tem suas chances ampliadas de conquistas espaço e reconhecimento no mercado de trabalho e em seus círculos sociais. E muitas são as pessoas que possuem ótima bagagem e conhecimento, mas não conseguem expô-las
A comunicação bem sempre se dá pelas palavras. Comecemos pela apresentação do currículo; respeitado o bom senso e a criatividade, em algumas áreas são esperados apresentações que possam realmente expressar o potencial do candidato.
Outro item a ser observado e tem muita relevância principalmente em entrevistas de emprego é a comunicação não verbal. Sim, realmente, nosso corpo fala e bastante, diga-se de passagem. Ter conhecimento da linguagem não verbal trará vantagens em muitas situações.
Mas evite a manipulação dos gestuais e também manejar a “dança” não verbal que se estabelece entre você o seu interlocutor. Isto poderá robotizá-lo e o que poderia ser um benefício, tornar-se-á um incômodo e uma sucessão de equívocos.
Procure ficar atento ao seu parceiro de diálogo. Atenção é sempre um sinal de respeito e consideração para quem está falando ao mesmo tempo em que dará a você chances redobradas de exercer a empatia e facilitará seu posicionamento diante do discutido.
Dosagem do tom e da velocidade da voz deve ser observado. Além de demonstrar o grau de ansiedade, revela insegurança e instabilidade dos atores do diálogo. Quando em locais de movimento e agitação, redobre a atenção aos detalhes da conversa e aja naturalmente.
Não é muito incomum, dependendo do cargo, ser solicitado que se faça uma apresentação das suas experiências, projetos ou mesmo, uma mini-aula seja ministrada. Nestes casos, procure se precaver e prepare-se antes. Utilize métodos adequados e mantenha a calma.

via www.ceapcg.com.br

Nenhum comentário:

Que pássaro é esse?