quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

M Ú S I C A - POINT OF NO RETURN

Nesta resenha venho falar talvez uma das bandas que mais gosto, desde meu ensino médio esses caras fazem parte da minha discografia, Point Of No Return, uma banda sem meias palavras, o significado do hardcore, ferocidade e contestação, aliados a grandes músicas.
" Point of No Return, também conhecido como PONR e XPONRX, foi um conjunto musical brasileiro ativo entre 1996 e 2006. O grupo foi importante na cena de música hardcore paulistana na virada do século. Além disso, Point of No Return foi uma das primeiras bandas brasileiras influenciadas pelo gênero musical metalcore, popular nos EUA e Europa. A banda ficou conhecida por assumir posturas como o veganismo e o straight-edge. As letras da banda se focavam nas assim chamadas "lutas sociais do terceiro mundo", tratando de assuntos como o movimento de trabalhadores rurais sem-terra, a luta contra a globalização e a ditadura militar brasileira.

A banda foi formada em 1996, em São Paulo, Brasil, como um projeto paralelo de membros de outra banda paulistana, o Self-Conviction. Seu primeiro CD, "Centelha" (Sparks), foi lançado pela Liberation Records no Brasil e Catalyst Records nos EUA em 2000. Sua música foi descrita como uma mistura dos gêneros mosh e metal inspirada na banda norte-americana Earth Crisis, com elementos de death metal. Inspirada na banda norte-americana Path of Resistence, Point of No Return possuía três vocalistas. Em sua carreira, a banda fez duas turnês européias (2000 e 2001), uma turnê argentina (2001), uma turnê pelo nordeste brasileiro (2004), além de inúmeros shows no sudeste e sul do Brasil. Após uma pausa de sete meses e um suposto "último show" na Argentina, Point of No Return voltou em 2002 com um novo álbum, "Liberdade Imposta, Liberdade Conquistada" (Imposed Freedom, Conquered Freedom). As novas músicas eram mais profundas e melancólicas, mas ainda com uma forte influência de bandas como Cro-Mags, Judge e Napalm Death. As letras, desta vez completamente em português, lidavam com questões políticas e sociais, como o problema da tortura, a questão da Palestina e o cinema como arma de dominação cultural norte-americana. Point of No Return tocou seu último show em novembro de 2006 no festival Verdurada no bairro do Jabaquara em São Paulo capital. "
Fonte: Wikipedia
O primeiro album que tive em mãos deles foi o Centelha (2000), album cru, violento e completamente poderoso, já neste momento pude deparar com uma das minhas bandas favoritas, com letras em inglês e português, suas letras eram reais protestos contra nosso sistema imposto, um grande tiro na cara da sociedade, denunciando as injustiças, o album explora o hardcore e o metal, indo trash, do hardcore novaiorquino, do hardcore antigo, tudo dosado na medida certa. Depois de um tempo tive contato com o Liberdade Imposta, Liberdade Conquistada (2002), tambem outro grande album, até hoje não sei qual dos dois albuns prefiro, diferentemente do Centelha, Liberdade Imposta, são quase todas em português, mas o estilo incofundivel ainda estava lá, muita fúria, sabendo explorar o metal e hardcore como ninguem, suas letras ainda mais contestadoras, mostravam a grande força do PONR para o hardcore brasileiro.
Por isto tudo não vejo eles não apenas como uma simples banda de hardcore, mas como uma das grandes bandas que o Brasil já teve, pois além de mostrarem uma gigantesca qualidade musical, tambem vejo a grande importância que eles tinham como denunciadores do sistema opressor que vivemos.





Nenhum comentário:

Que pássaro é esse?